domingo, 13 de novembro de 2011

Papa se reúne com israelenses cristãos, líderes muçulmanos e judeus

Conselho de líderes religiosos em Israel delegação visitas do Papa Bento XVI no Vaticano, grupo visa aumentar a consciência da necessidade de diálogo inter-religioso.


Uma delegação de muçulmanos, cristãos, judeus e drusos líderes religiosos em Israel conheceu quinta-feira com o Papa Bento XVI em uma exibição de alto nível de seus esforços para promover iniciativas de paz inter-religiosa na região.
O Conselho de Líderes Religiosos em Israel foi criado em 2007 em Jerusalém para reunir cristãos, líderes muçulmanos e judeus em Israel, para aumentar a conscientização sobre a necessidade de diálogo inter-religioso ea cooperação no Israel.
Pope Benedict XVI meets with Jewish, Muslim, chrisitan leaders - Reuters -  November 20 2011 Papa Bento XVI (C) posa com membros do Conselho israelenses religiosos durante uma reunião privada no Vaticano, 10 de novembro de 2011.
Photo by: Reuters
A audiência com o papa foi projetado em parte para aumentar o perfil do conselho, que conta entre seus membros representantes dos tribunais islâmicos, ou Sharia Israel.
Sheik Mohamad Kiwan, que dirige uma associação de cerca de 500 imãs de Israel, disse que o fato de que o conselho existe foi uma prova de que pessoas de diferentes crenças podem viver juntas em paz, mesmo em meio à agitação política no Oriente Médio.
"O Islã é uma religião de paz, que ama a vida e condena qualquer ato em nome da religião contra os próprios princípios da religião", disse ele. "As pessoas que agem dessa maneira são egoístas, pois eles fazem por si e por motivos pessoais e interesses."
Israel chefe rabino Yonah Metzger elogiou a natureza "histórica" ​​da audiência com o papa nascido na Alemanha e notou que ela caiu no aniversário da Kristallnacht, 1938 os nazistas pogrom anti-judaico que deixou 91 judeus mortos, danificou mais de mil sinagogas e deixou cerca de 7.500 negócios judeus saquearam e pilharam.
"Nós, os líderes religiosos da Terra Santa, têm vindo a provar de uma vez por todas que podemos viver em paz", disse o papa.
Bento há muito vem promovendo diálogo entre religiões e há duas semanas, convidou cerca de 30 líderes religiosos de todo o mundo para participar de uma peregrinação a Assis, em comemoração ao 25 ​​º aniversário de um dia de oração pela paz semelhante oferecido pelo Papa João Paulo II.
Ele saudou os membros do conselho e os exortou a continuar a trabalhar para "fomentar um clima de confiança e diálogo" entre todos os líderes da região.
Sheikh Muaffaq Tarif, líder da comunidade drusa de Israel, disse que espera audiência de quinta-feira serviria como um exemplo para os líderes ao redor do mundo. A religião drusa é um ramo secreto do Islã; os drusos em Israel estão bem integrados na sociedade, servindo como ministros, parlamentares e generais do exército.
Enquanto o conselho é representado pela maioria dos credos principais presentes na Terra Santa, incluindo a Igreja Anglicana, não há representação Ortodoxa Grega Ortodoxa, devido a tensões Católica, membros do conselho, disse.
Além disso, os dois mais importantes grupos islâmicos em Israel não estão representados: o Movimento Islâmico do sul conservador e seu enteado dissidente mais radical, o Movimento Islâmico do Norte. Não está claro o quão grande é um ou outro grupo, mas entre eles, eles representam um indicador justo do sentimento religioso populares muçulmana em Israel.

Fonte:  Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.